domingo, 20 de abril de 2014

Questões de Direito Constitucional - Parte VII

61. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos o que se encontra na única formulação correta, entre as opções abaixo:
(a) A independência nacional; a soberania; a sociedade livre, organizada e solidária; a dignidade da pessoa humana e a liberdade individual.
(b) A soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa; o pluralismo político.
(c) A cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e econômicos da livre-iniciativa; o pluralismo político.
(d) A soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e a livre-concorrência; o pluralismo político e a defesa da paz.

62. O Poder Constituinte Originário tem por característica ser:
(a) Incondicionado e irrestrito.
(b) Permanente e limitado.
(c) Primário e condicionado.
(d) Autônomo e restrito.
(e) Ilimitado e transitório.

63. Aponte a seguir a alternativa que se constitui em norma constitucional considerada pela doutrina como de eficácia limitada:
(a) “A lei disciplinará a remoção ou a permuta de juízes dos Tribunais Regionais Federais e determinará sua jurisdição e sede” (art. 107, § 1º)
(b) “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. (art. 5º, XIII)
(c) “Ninguém será privado de direitos por motivos de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei” (art. 5º, VII)
(d) “Aos autores pertence o direito exclusive de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar”. (art. 5º, XXVII)
(e) “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. (art. 2º)

64. Entre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, constantes da Constituição Federal de 1988, não se inclui:
(a) Promover o bem de todos.
(b) Erradicar a marginalização.
(c) Reduzir as desigualdades sociais.
(d) Priorizar o desenvolvimento das regiões rurais.
(e) Construir uma sociedade livre, justa e solidária.

65. De acordo com a classificação das constituições, denomina-se dogmática a constituição que:
(a) É elaborada, necessariamente, por um órgão com atribuições constituintes e, somente existindo na forma escrita, sistematiza as ideais fundamentais contemporâneas da teoria política e do direito.
(b) Somente pode ser alterada mediante decisão do poder constituinte derivado, sendo também conhecida como histórica.
(c) Contém uma parte rígida e outra flexível e sistematiza os dogmas aceitos pelo direito positivo internacional.
(d) Sistematiza os dogmas sedimentados pelos costumes sociais e, também conhecida como costumeira, é modificável por normas de hierarquia infraconstitucional, dada a rápida evolução da sociedade.

66. Com relação ao preâmbulo da CF e às disposições constitucionais transitórias, assinale a opção correta.
(a) Por traçar as diretrizes políticas, filosóficas e ideológicas da CF, o preâmbulo constitucional impõe limitações de ordem material ao poder reformador do Congresso Nacional, podendo servir de paradigma para a declaração de inconstitucionalidade.
(b) Considerando-se que o conteúdo do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias é de direito intertemporal, não é possível afirmar que suas normas ostentam o mesmo grau de eficácia e de autoridade jurídica em relação aos preceitos constantes do texto constitucional.
(c) A doutrina constitucional majoritária e a jurisprudência do STF consideram que o preâmbulo constitucional não tem força cogente, não valendo, pois, como norma jurídica.  Nesse sentido, seus princípios não prevalecem diante de eventual conflito com o texto expresso da CF.
(d) As disposições constitucionais transitórias são normas aplicáveis a situações certas e passageiras: complementares, portanto, à obra do poder constituinte originário e, situando-se fora da CF, não podem se consideradas parte integrante desta. 

67. Assinale a opção que reúne todos os fundamentos da República Federativa do Brasil, tal como previsto no art. 1º da Constituição de 1988.
(a) Soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
(b) A soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; a autodeterminação dos povos.
(c) A soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; a concessão de asilo político;
(d) A soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; a solução pacífica dos conflitos.
(e) A soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.

68. Acerca da história constitucional do Brasil, assinale a opção correta.
(a) A Constituição de 1824 introduziu no país a organização federativa.
(b) A Constituição de 1891 introduziu no país o voto secreto e universal, inclusive o voto das mulheres.
(c) Inspirando-se na organização dos Estados Unidos da América, a Constituição de 1934 introduziu no Brasil o sistema presidencialista de governo.
(d) A ordem constitucional instaurada pela Constituição de 1946 foi rompida pelo golpe militar de 1964.

69.  A respeito do tema da interpretação constitucional, assinale a afirmativa correta.
(a) Pelo princípio da unidade da Constituição, as normas constitucionais devem ser interpretadas em conjunto, para evitar possíveis contradições com outras normas da própria Constituição.
(b) O princípio da concordância prática estabelece que a Constituição, para manter-se atualizada, deve ser interpretada no sentido de tornar sempre atuais os seus preceptivos, os quais devem acompanhar as condições reais dominantes numa determinada situação.
(c) O princípio da forma normativa da Constituição estabelece que os bens jurídicos, constitucionalmente protegidos, devem ser coordenados com vistas à resolução dos problemas concretos.
(d) O princípio do critério da correção funcional estabelece que, se a Constituição propõe criar e manter a unidade política, os pontos de vista, incumbidos de interpretar as suas normas, diante dos problemas jurídico-constitucionais, devem promover a manutenção de tal unidade.
(e) O princípio da legalidade coincide com o da reserva legal, ambos expostos no art. 5º, XXXIX, da CF/1988.

70. As constituições imutáveis são aquelas que não comportam modificação de nenhuma espécie, enquanto as rígidas exigem um processo de alteração mais rigoroso do que aquele previsto para a legislação infraconstitucional.  A Constituição de 1988 é considerada super-rígida, isto é, ela possui uma parte imutável e uma parte rígida.  Para que se altere a CRFB de 1988 na sua parte rígida, é necessário que:
(a) Haja proposta de emenda por, no mínimo, metade dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
(b) A proposta de emenda seja discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos;
(c) A proposta de emenda seja aprovada se obtiver, em pelo menos uma das Casas, três quintos dos votos;
(d) A emenda seja promulgada pelo Senado Federal, que detém competência privativa para tanto.
(e) A proposta de emenda tenha iniciativa do Presidente da República ou dos Governadores dos Estados ou do Distrito Federal.

Gabarito
61) B
62) A
63) A
64) D
65) A
66) C
67) E
68) D
69) A
70) B

Nenhum comentário:

Postar um comentário