domingo, 20 de abril de 2014

Questões de Direito Constitucional - Parte VI

51.  Segundo lição doutrinária, “a ideia de objetivos não pode ser confundida com a de fundamentos, muito embora, algumas vezes, isto possa ocorrer.  Os fundamentos são inerentes ao Estado, fazem parte de sua estrutura.  Quanto aos objetivos, estes consistem em algo exterior que deve ser perseguido”.  Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, relacionados no art. 3º da Constituição Federal de 1988:
(a) Construir uma sociedade livre, justa e solidária.
(b) Garantir o desenvolvimento nacional.
(c) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
(d) Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
(e) Preservar a autodeterminação dos povos.

52.  No que concerne ao conceito de Constituição, os doutrinadores brasileiros utilizam diversos critérios para a definição de seus elementos, tais como: conteúdo, extensão e forma.  Quanto à alterabilidade, podemos afirmar que à exceção da Constituição de 1824 (tida como semirrígida), todas as Constituição brasileiras são consideradas rígidas, sendo que a de 1988 é considerada por alguns, inclusive, como super-rígida.  Quando falamos em uma Constituição a “semirrígida”, isto significa que:
(a) Não admite qualquer alteração.
(b) Pode ter determinada matéria alterada por meio de lei infraconstitucional.
(c) Exige, para sua alteração, um processo legislativo mais solene e complexo que o exigido par a edição de outras espécies normativas.
(d) Em regra, poderá ser alterada por um processo legislativo diferenciado, mas, excepcionalmente, em alguns pontos, é imutável.
(e) Em determinadas matérias, exige um processo de alteração mais dificultoso que o exigido para a alteração das leis infraconstitucionais, enquanto que em outras, não requerem tal formalidade.

53. No que concerne à hermenêutica e à aplicação das normas constitucionais, assinale a opção correta.
(a) Denomina-se mutação constitucional o processo formal de alteração da Constituição por meio das técnicas de revisão e reforma constitucional.
(b) Quando uma norma infraconstitucional contar com mais de uma interpretação possível, uma, no mínimo, pela constitucionalidade e outra ou outras pela inconstitucionalidade, adota-se a técnica da interpretação conforme para, sem redução do texto, escolher aquela ou aquelas que melhor se conforme(m) à Constituição, afastando-se, consequentemente, as demais.
(c) Ao contrário da norma de eficácia plena, a norma constitucional de eficácia contida é aquela que já contém todos os elementos necessários para a sua aplicação imediata, não admitindo qualquer normatividade ulterior, seja para aumentar a sua eficácia, seja para restringi-la.
(d) A norma constitucional que preceitua como objetivos da República Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais é enquadrada como norma constitucional de eficácia plena.

54. O parágrafo único do art. 4º da Constituição da República estabelece que “A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”.  Esse dispositivo constitui:
(a) Regra de eficácia limitada, uma vez que a sua aplicabilidade depende da edição de normas de caráter infraconstitucional.
(b) Princípio de eficácia contida, porque os comandos constitucionais somente se concretizam mediante a própria edição das normas infraconstitucionais a que se referem.
(c) Norma programática, que estabelece para o Estado o dever de envidar esforços para concretizar os seus preceitos.
(d) Dispositivo normativo autoaplicável, por força da regra constitucional que atribui eficácia imediata a todos os princípios constitucionais.

55. A respeito da interpretação das normas constitucionais, assinale a afirmativa INCORRETA.
(a) O princípio da eficácia integradora concretiza uma importante função de produzir e manter a coesão sociopolítica, pelo que o intérprete da Constituição deve dar preferência aos direitos coletivos em face dos individuais, ao invés de se dar primazia aos critérios favorecedores da integração política e social, ou ao como ao reforço da unidade política.
(b) Pelo princípio da unidade da Constituição, as normas constitucionais devem ser observadas não como normas isoladas, mas como preceitos integrados, de modo que em nenhuma hipótese deve-se separá-las do conjunto em que se integram.
(c) De acordo com o princípio da concordância prática, nas situações de concorrência entre bens que são constitucionalmente protegidos, adota-se a solução que otimize a realização de todos eles, sem acarretar a negação de nenhum.
(d) Segundo o princípio da interpretação conforme a Constituição, deve-se optar por aquela que se orienta para a Constituição ou pela que melhor corresponde às decisões do constituinte.
(e) Infere-se do princípio da correção funcional que os intérpretes e os aplicadores da Constituição não podem chegar a resultados que maculem o sistema organizatório-funcional nela estabelecido, a exemplo da separação dos poderes. 

56. Segundo classificação de Maria Helena Diniz, a disposição do art. 2º da Constituição Federal, segundo a qual “são poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”, caracteriza norma de eficácia:
(a) Plena.
(b) Relativa.
(c) Absoluta.
(d) Limitada.
(e) Contida.

57.  O habeas corpus surge no Direito Brasileiro na Constituição de:
(a) 1937.
(b) 1891.
(c) 1988.
(d) 1946.

58. São fundamentos essenciais da República Federativa do Brasil:
(a) Soberania nacional, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho, livre-iniciativa, pluralismo político.
(b) Independência nacional, prevalência dos direitos humanos, autodeterminação dos povos, integração econômica e cultural.
(c) Concessão de asilo político, repúdio ao terrorismo e ao racismo, eleições diretas, não intervenção do Estado.
(d) Liberdade de exercício de qualquer ofício ou profissão, inviolabilidade do sigilo de correspondência e das comunicações telegráficas e telefônicas, liberdade de associação para fins lícitos, direito de propriedade, desde que atendidas suas funções sociais.

59. Examine os tópicos seguintes.  No regime constitucional brasileiro, os itens elencados são, respectivamente:
I. O exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça;
II. A soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa; o pluralismo político;
III. Construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação;
IV. Independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; concessão de asilo político.
     Assinale a alternativa correta:
(a) Objetivos do Estado Democrático, do preâmbulo da Constituição Federal; objetivos fundamentais da república; fundamentos da República Federativa do Brasil; princípios das relações internacionais.
(b) Fundamentos da República Federativa do Brasil; objetivos fundamentais da república; agenda político-partidária estranha à Constituição; princípios da relações internacionais.
(c) Objetivos fundamentais da república; princípios das relações internacionais; objetivos do Estado Democrático, do preâmbulo da Constituição Federal; fundamentos da República Federativa do Brasil.
(d) Objetivos do Estado Democrático, do preâmbulo da Constituição Federal; fundamentos da República Federativa do Brasil; objetivos fundamentais da república; princípios das relações internacionais.

60. Não é objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, como expressamente previsto na Constituição:
(a) Construir uma sociedade livre, justa e solidária.
(b) Erradicar o analfabetismo e a fome.
(c) Garantir o desenvolvimento nacional e erradicar a pobreza.
(d) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

Gabarito
51) E
52) E
53) B
54) C
55) A
56) C
57) B
58) A
59) D
60) B

Nenhum comentário:

Postar um comentário