segunda-feira, 14 de abril de 2014

Questões de Direito Constitucional - Parte IV

31. Acerca da teoria geral da Constituição Federal, assinale a opção correta.
(a) O constitucionalismo, que pode ser conceituado como o movimento político-social que pretende limitar o poder e estabelecer o rol de direitos e garantias fundamentais, está diretamente relacionado com a ideologia socialista do início da primeira metade do século XX.
(b) O poder constituinte derivado decorrente é caracterizado essencialmente pela sua ausência de vinculação a qualquer regra anterior, pela sua autonomia e pela sua incondicionalidade.
(c) O poder de reforma está limitado às chamadas cláusulas pétreas, entre as quais se inclui a proibição de mudança do voto majoritário ou proporcional pelo voto distrital misto.
(d) O valor social do trabalho e da livre iniciativa é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

32. No que concerne à hermenêutica e à aplicação das normas constitucionais, assinale a opção correta.
(a) Denomina-se mutação constitucional o processo formal de alteração da Constituição por meio das técnicas de revisão e reforma constitucional.
(b) Quando uma norma infraconstitucional contar com mais de uma interpretação possível, uma, no mínimo, pela constitucionalidade e outra ou outras pela inconstitucionalidade, adota-se a técnica da interpretação conforme para, sem redução do texto, escolher aquela ou aquelas que melhor se conforme(m) à Constituição, afastando-se, consequentemente, as demais.
(c) Ao contrário da norma de eficácia plena, a norma constitucional de eficácia contida é aquela que já contém todos os elementos necessários para a sua aplicação imediata, não admitindo qualquer normatividade ulterior, seja para aumentar a sua eficácia, seja para restringi-la.
(d) A norma constitucional que preceitua como objetivos da República Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais é enquadrada como norma constitucional de eficácia plena.

33.  O poder constituinte reformador manifestado por meio de emendas:
(a) Permite que a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada seja objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa, desde que por iniciativa da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional.
(b) Tem por característica ser inicial, ilimitado, autônomo e incondicionado.
(c) Pode ser iniciado por meio das mesas das assembleias legislativas.
(d) Exige, no âmbito federal, que a proposta seja discutida e votada em cada casa do congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

34. O descaso para com os problemas sociais, que veio a caracterizar o État Gendarme,    associado às pressões decorrentes da industrialização em marcha, o impacto do crescimento demográfico e o agravamento das disparidades no interior da sociedade, tudo isso gerou novas reivindicações, impondo ao Estado um papel ativo na realização da justiça social. O ideal absenteísta do Estado liberal não respondia, satisfatoriamente, às exigências do momento.  Uma nova compreensão do relacionamento Estado/sociedade levou os poderes públicos a assumir o dever de operar para que a sociedade lograsse superar as suas angústias estruturais.  Daí o progressivo estabelecimento pelos Estados de seguros sociais variados, importando intervenção intensa na vida econômica e a orientação das ações estatais por objetivos de justiça social (Gilmar Ferreira Mendes ET AL.  Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 223 – com adaptações).
Esse texto caracteriza, em seu contexto histórico, a:
(a) Primeira geração de direitos fundamentais.
(b) Segunda geração de direitos fundamentais.
(c) Terceira geração de direitos fundamentais.
(d) Quarta geração de direitos fundamentais.

35. A respeito dos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
(a) No que se refere à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, a Constituição Federal assegurou a preferência pelo modelo de reparação em detrimento da prevenção ao dano.
(b) Os direitos e garantias fundamentais, criados como direitos negativos, impedem o poder público, mas não a esfera privada, de violar o espaço mínimo de liberdade assegurado pela Constituição Federal.
(c) De acordo com a doutrina majoritária, os direitos de segunda geração, ou direitos sociais, não constituem simples normas de natureza dirigente, sendo verdadeiros direitos subjetivos que impõe ao Estado um facere.
(d) A casa é asilo inviolável, nela não se pode penetrar, salvo na hipótese de flagrante delito ou para prestar socorro, durante o dia, ou por ordem judicial.

36.  Acerca da teoria geral dos direitos fundamentais, assinale a opção correta.
(a) O dispositivo constitucional que assegura que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito é um direito e não uma garantia.
(b) O direito ao progresso é um exemplo de direito fundamental de segunda geração.
(c) Os direitos fundamentais são relativos e históricos, pois podem ser limitados por outros direitos fundamentais e surgem e desaparecem ao longo da história humana.
(d) Quando previstos em tratados e convenções internacionais, os direitos fundamentais são equivalentes às emendas constitucionais.

37. De acordo com a CF, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
No que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais previstos na CF, assinale a opção correta.
(a) O direitos fundamentais não são assegurados ao estrangeiro em trânsito no território nacional.
(b) Como decorrência da inviolabilidade do direito à liberdade, a CF assegura o direito à escusa de consciência, desde que adstrito ao serviço militar obrigatório.
(c) É admitida a interceptação telefônica por ordem judicial ou administrativa, para fins de investigação criminal ou de instrução processual penal.
(d) O duplo grau de jurisdição, no âmbito da recorribilidade ordinária, não consubstancia garantia constitucional.

38. Acerca da organização do Estado, na forma como prevista na Constituição Federal, assinale a opção correta.
(a) A federação é forma de Estado, ao passo que a República é forma de governo.
(b) Viola um princípio sensível, constante da Constituição Federal, o fato de um Estado-membro proceder ao provimento de cargo efetivo no âmbito da administração pública centralizada sem realizar concurso público.
(c) É cláusula pétrea a regra constitucional segundo a qual a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
(d) No âmbito da competência concorrente, a ausência de norma estadual possibilita ao município dispor sobre a matéria de forma supletiva.  O advento de norma estadual suspende a execução da norma municipal, com ela incompatível, de forma que, revogada a lei estadual superveniente, a norma municipal volta a viger.

39. Acerca do federalismo nacional, assinale a opção correta.
(a) Segundo preceitua a CF, são entes federativos os Estados-membros, o DF, os municípios e os territórios federais.
(b) O DF não possui capacidade de autodeterminação visto que não organiza nem mantém suas próprias polícias.
(c) A CF, ao extinguir os territórios federais até então existentes, vedou a criação de novos territórios.
(d) A CF não atribuiu ao território a chamada tríplice capacidade.

40. Princípios constitucionais estruturantes são aqueles que:
(a) Dizem respeito às tarefas que a Constituição incumbe ao Estado, geralmente para o atendimento de necessidades coletivas de natureza econômica, social e política.
(b) São compostos por normas constitucionais que propõem diretamente uma garantia individual.
(c) Presidem um específico conjunto de normas afetas a um determinado tema, capítulo ou título da constituição.
(d) Expressam as decisões políticas fundamentais do constituinte no que pertine à organização básica do Estado e às ideias e aos valores fundamentais triunfantes na Assembleia Constituinte.

Gabarito
31) D
32) B
33) D
34) B
35) C
36) C
37) D
38) A
39) D
40) D

Nenhum comentário:

Postar um comentário