quinta-feira, 24 de julho de 2014

Questões sobre tentativa

1. (Banca: MPE-PR - Órgão: MPE-PR - Prova: Promotor Substituto2013) Assinale a alternativa incorreta:
a) Diz-se “tentativa imperfeita” ou “propriamente dita”, quando o processo executório do crime é interrompido por circunstâncias alheias à vontade do agente; 
b) No dito “crime falho” ou “tentativa perfeita”, apesar do agente realizar toda a fase de execução do crime, o resultado não ocorre por circunstâncias independentes de sua vontade; 
c) Os crimes culposos, os omissivos próprios, omissivos impróprios, e os preterdolosos não admitem tentativa; 
d) O dolo no crime tentado é o mesmo do crime consumado;
e) A denominada “tentativa inidônea”, ocorre quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.

2. (Banca: FCC – Órgão: AL-PB – Prova: Procurador – 2013) O parágrafo único do art. 14 do Código Penal pune a tentativa, caracterizando-se como norma de extensão da:
a) Tipicidade
b) Desistência voluntária
c) Culpabilidade formal
d) Culpabilidade material
e) Reprovação social

3. (Banca: CESPE – Órgão: DPE-ES – Prova: Defensor Público – 2012) Considere que Júlio, agindo em legítima defesa contra Celso, atinja, por erro na execução - aberratio ictus -, Fátima, que esteja passando pelo local no momento e que não tenha relação com os contendores, causando-lhe lesões graves. Nessa situação hipotética, ainda que Júlio seja absolvido penalmente, haverá o dever de reparar os danos materiais e morais causados a Fátima, com o direito de regresso em face de Celso.
( ) Certo
( ) Errado

Gabarito
1) C
2) A
3) Certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário