Período: 5 a 19 de fevereiro de 2016.
Recursos Repetitivos
DIREITO PREVIDENCIÁRIO. REQUISITOS PARA
APOSENTADORIA RURAL POR IDADE PREVISTA NO ART. 143 DA LEI N. 8.213/1991.
RECURSO REPETITIVO (ART. 543-C DO CPC E RES. STJ N. 8/2008). TEMA 642.
O segurado especial (art. 143 da Lei n.
8.213/1991) tem que estar laborando no campo quando completar a idade mínima
para se aposentar por idade rural, momento em que poderá requerer seu
benefício. Ressalvada a hipótese do direito adquirido em que o segurado
especial preencheu ambos os requisitos de forma concomitante, mas não requereu
o benefício. A problemática do caso está no
reconhecimento do benefício aposentadoria por idade rural àquele segurado
especial que, nos moldes do art. 143 da Lei n. 8.213/1991, não mais trabalhava
no campo no período em que completou a idade mínima. Pois bem, o segurado
especial deixa de fazer jus ao benefício previsto no art. 48 da Lei n.
8.213/1991 quando se afasta da atividade campesina antes do implemento da idade
mínima para a aposentadoria. Isso porque esse tipo de benefício releva
justamente a prestação do serviço agrícola às vésperas da aposentação ou, ao
menos, em momento imediatamente anterior ao preenchimento do requisito etário.
Na mesma linha, se, ao alcançar a faixa etária exigida no art. 48, § 1º, da Lei
n. 8.213/1991, o segurado especial deixar de exercer atividade como rural, sem
ter atendido a regra de carência, não fará jus à aposentadoria rural pelo
descumprimento de um dos dois únicos critérios legalmente previstos para a aquisição
do direito. O art. 143 da Lei n. 8.213/1991 contém comando de que a prova do
labor rural deverá ser no período imediatamente anterior ao requerimento. O
termo "imediatamente" pretende evitar que pessoas que há muito tempo
se afastaram das lides campesinas obtenham a aposentadoria por idade rural.
Assim, a norma visa agraciar exclusivamente aqueles que se encontram,
verdadeiramente, sob a regra de transição, isto é, trabalhando em atividade
rural por ocasião do preenchimento da idade. No caso do segurado especial
filiado à Previdência Social antes da Lei n. 8.213/1991, o acesso aos
benefícios exige, nos termos do art. 143, tão somente a comprovação do
exercício da atividade rural. Dessa forma, como esse artigo é regra transitória
- portanto, contém regra de exceção - deve-se interpretá-lo de maneira
restritiva. Além disso, salienta-se que a regra prevista no art. 3º, § 1º, da
Lei n. 10.666/2003, que permitiu a dissociação da comprovação dos requisitos
para os benefícios que especificou (aposentadoria por tempo de contribuição,
aposentadoria especial e aposentadoria por idade urbana), os quais pressupõem
contribuição, não se aplica à aposentadoria por idade rural prevista no art.
143 da n. Lei 8.213/1991. Portanto, a despeito de a CF preconizar um sistema de
seguridade social distributivo e de caráter universal, resguardando a
uniformidade de direitos entre os trabalhadores urbanos e rurais, em favor da
justiça social, não é possível reconhecer o direito do segurado especial à
aposentadoria rural por idade, se afastado da atividade campestre no período
imediatamente anterior ao requerimento. Precedente citado: Pet 7.476-PR,
Terceira Seção, DJe 25/4/2011. REsp 1.354.908-SP, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, Primeira
Seção, julgado em 9/9/2015, DJe 10/2/2016.
DIREITO TRIBUTÁRIO. AUMENTO DA ALÍQUOTA DA
COFINS E SOCIEDADES CORRETORAS DE SEGUROS. RECURSO REPETITIVO (ART. 543-C DO
CPC E RES. STJ N. 8/2008). TEMA 729.
As "sociedades corretoras de
seguros" estão fora do rol de entidades constantes do art. 22, § 1º, da
Lei n. 8.212/1991. Assim, o aumento de 3% para 4% da alíquota
da COFINS promovido pelo art. 18 da Lei n. 10.684/2003 não alcança as sociedades
corretoras de seguros. Isso porque as "sociedades corretoras de
seguros" não guardam identidade com os "agentes autônomos de seguros
privados" mencionados no art. 22, § 1º, da Lei n. 8.212/1991, a que o art.
18 da Lei n. 10.684/2003, ao citar o § 6º do art. 3º da Lei n. 9.178/1998, faz
remissão. Observe-se que "O corretor de seguros, seja pessoa física ou
jurídica, é o intermediário legalmente autorizado a angariar e a promover
contratos de seguros, admitidos pela legislação vigente, entre as Sociedades de
Seguros e as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado"
(art. 1º da Lei n. 4.594/1964). O seu registro é feito na Superintendência de
Seguros Privados (SUSEP), e ele tem por função a intermediação dos contratos de
seguros na defesa dos interesses dos segurados, tanto que o art. 17 da Lei n.
4.594/1964 veda relação empregatícia, societária ou de subordinação às
seguradoras. A comissão do corretor de seguro é paga pelo segurado, em
percentual calculado sobre o prêmio, e não pela seguradora. O contrato com o
cliente é o de corretagem regido pelo art. 722 do CC. Os "agentes
autônomos de seguros", por sua vez, são pessoas físicas ou jurídicas
representantes da seguradora e autorizados a intermediar operações de seguro
diretamente com os interessados. O agente de seguros tem interesse direto na
colocação de determinadas apólices de seguros, as quais são emitidas pela
seguradora que ele representa e de cuja venda advém sua remuneração. A relação
com a seguradora rege-se pelo contrato de agência, previsto no art. 710 do CC.
Desse modo, em que pese o disposto no art. 1º do Dec. n. 56.903/1965 ("O
Corretor de seguros de Vida e de Capitalização, anteriormente denominado
Agente, quer seja pessoa física quer jurídica, é o intermediário legalmente
autorizado a angariar e a promover contratos de seguros de vida ou a colocar
títulos de capitalização, admitidos pela legislação vigente, entre sociedades
de seguros e capitalização e o público em geral"), não há como compreender
que as "sociedades corretoras de seguros" sejam os "agentes
autônomos de seguros privados", havendo que se compreender que o referido
Decreto não se reporta aos "agentes autônomos de seguros", mas só às
"sociedades corretoras de seguros" que, por uma mera e inconveniente
coincidência, anteriormente se chamavam "agentes". Por fim, não
sensibiliza o argumento de que as regras legais que disciplinam as
contribuições destinadas à Seguridade Social devem ser interpretadas em
harmonia com o princípio da solidariedade social (art. 195 da CF). Isso porque
a interpretação em questão não acarretará isenção da contribuição, mas, tão
somente, a aplicação de alíquota diversa, a qual poderá ser menor (3% - COFINS
cumulativa) ou maior (7,6% - COFINS não cumulativa), conforme o caso (art. 10
da Lei n. 10.833/2003). REsp 1.391.092-SC, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, Primeira
Seção, julgado em 22/4/2015, DJe 10/2/2016.
DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. VIA
PROCESSUAL ADEQUADA PARA SE REQUERER SANÇÃO POR COBRANÇA JUDICIAL DE DÍVIDA JÁ
ADIMPLIDA. RECURSO REPETITIVO (ART. 543-C DO CPC E RES. STJ N. 8/2008). TEMA
622.
A aplicação da sanção civil do pagamento
em dobro por cobrança judicial de dívida já adimplida (cominação encartada no
art. 1.531 do CC/1916, reproduzida no art. 940 do CC/2002) pode ser postulada
pelo réu na própria defesa, independendo da propositura de ação autônoma ou do
manejo de reconvenção, sendo imprescindível a demonstração de má-fé do credor.
Da análise do art. 1.531 do CC/1916 (art. 940 do CC/2002), extrai-se que a
existência de dívida já paga constitui tanto defesa do réu (caracterizando
objeção de ordem material), quanto fato gerador da pretensão indenizatória a
ser exercida em face do autor da demanda. Portanto, o mesmo fato gera pedidos
diversos por parte do réu. Os pedidos de improcedência da demanda e de
pagamento em dobro, consequentemente, caracterizam-se como pretensões conexas
formuladas pelo réu, uma vez que são oriundas da mesma causa de pedir (a
existência de dívida já paga). Desse modo, observada a função social do Direito
- princípio estruturante do ordenamento jurídico -, não se revela razoável o
rigor da exigência do manejo simultâneo de contestação e de reconvenção (ou
posterior ajuizamento de ação autônoma) para deduzir os aludidos pedidos
conexos. Outrossim, em hipóteses como esta, a parte demandada, a rigor, não
está apresentando em juízo, quando da contestação, um pedido acerca de um
direito material preexistente ao advento da ação contra si proposta, como se fosse
um pleito do réu contra o autor, resultante de alguma injunção por este último
não observada, de tal modo que a referida pretensão pudesse se constituir em
objeto de uma lide própria. Pelo contrário, em episódios como este ora em
evidência, o acontecimento fundante do pleito reclamado pelo acionado somente
se verifica por ocasião do surgimento da petição inicial contra ele deflagrada.
Antes disso, o requerido sequer tem condições de deduzir, de inferir que contra
ele o autor irá pedir pecúnia já paga. Assim, o objeto ora sob mira não nasce
preponderantemente da interação dos litigantes preliminarmente à ação, mas
reflete, sim, apanágio de relevância muito maior, interesse de ordem pública,
pois é o Estado que, além de não tolerar, não consentir, utiliza-se da sua
força de império para reprimir e impor pena ao litigante que pede coisa já
recebida. Além disso, a pena em comento é sanção que a lei determina à
jurisdição impingir e, pois, sua cominação não está à mercê do animus
dos litigantes, nem do talante do próprio juiz, visto que resulta da lei.
Ademais, dada a complementaridade entre a sanção civil em tela e a penalidade
processual por litigância de má-fé - ainda que possuam natureza jurídica
distinta - verifica-se que ambas são voltadas à punição dos demandantes que se
utilizam do processo judicial para consecução de objetivo ilegal, afigurando-se
coerente a exegese no sentido da aplicação analógica da regra disposta no caput
do art. 18 do CPC ("O juiz ou tribunal, de ofício ou a requerimento,
condenará o litigante de má-fé a pagar multa não excedente a um por cento sobre
o valor da causa e a indenizar a parte contrária dos prejuízos que esta sofreu,
mais os honorários advocatícios e todas as despesas que efetuou"). Nessa
ordem de ideias, resguardando a boa-fé nas relações jurídicas e o interesse
público de garantia da dignidade da justiça, incumbirá ao juiz, inclusive de
ofício, a condenação do autor (imbuído de má-fé) ao pagamento em dobro ou do
equivalente exigido a maior em virtude da conduta ilícita descrita no art.
1.531 do CC/1916 (art. 940 do CC/2002). De fato, em que pese a aludida sanção
estar inserida em norma de direito material, constata-se que sua transgressão
se dá por meio de um exercício abusivo do direito de ação, assim como ocorre em
algumas das condutas tipificadas nos arts. 16 e 17 do CPC, o que autoriza a
interpretação analógica acima destacada, a despeito da diversidade dos objetos
jurídicos tutelados. Por derradeiro, no que tange a uma visão sistemática do
ordenamento jurídico brasileiro, salienta-se que o réu está autorizado a
formular o chamado "pedido contraposto" no bojo da contestação. Assim
ocorre no rito sumário (art. 278, §1º, do CPC), no procedimento dos Juizados
Especiais Cíveis (art. 31 da Lei n. 9.099/1995) e nas ações possessórias (art.
922 do CPC). Inclusive, neste último caso, admite-se que o réu, na contestação,
pleiteie a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho
cometido pelo autor. Essa hipótese, em razão da natureza da pretensão deduzida,
é deveras assemelhada à sanção civil do art. 1.531 do CC/1916 (art. 940 do
CC/2002). Por fim, apesar de o art. 1.532 do CC/1916 não fazer menção à
demonstração de má-fé do demandante, é certo que a jurisprudência desta Corte,
na linha da exegese cristalizada na Súmula n. 159 do STF, reclama a constatação
da prática de conduta maliciosa ou reveladora do perfil de deslealdade do
credor para fins de aplicação da sanção civil em debate. Essa orientação
explica-se à luz da concepção subjetiva do abuso do direito adotada pelo Codex
revogado. REsp 1.111.270-PR, Rel. Min. Marco Buzzi, Segunda Seção,
julgado em 25/11/2015, DJe 16/2/2016.
Corte Especial
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. POSSIBILIDADE DE
ATUAÇÃO DO MP ESTADUAL NO ÂMBITO DO STJ.
O Ministério Público Estadual (MP
Estadual) tem legitimidade para atuar diretamente no STJ nos processos em que
figurar como parte. O tema está pacificado no âmbito dos
Tribunais Superiores. O STF (QO no RE 593.727-MG, Plenário, julgada em
21/6/2012), em inequívoca evolução jurisprudencial, proclamou a legitimidade do
Ministério Público Estadual (MP Estadual) para atuar diretamente no âmbito da
Corte Constitucional nos processos em que figurar como parte e estabeleceu,
entre outras, as seguintes premissas: a) em matéria de regras gerais e
diretrizes, o Procurador Geral da República (PGR) poderia desempenhar no STF
dois papéis simultâneos, o de fiscal da lei e o de parte; b) nas hipóteses em
que o Ministério Público da União (MPU) figurar como parte no processo, por
qualquer de seus ramos, somente o PGR poderia oficiar perante o STF, o qual
encarnaria os interesses confiados pela lei e pela Constituição ao referido
órgão; c) nos demais casos, o Ministério Público Federal (MPF) exerceria, evidentemente,
função de fiscal da lei e, nessa última condição, a sua manifestação não
poderia pré-excluir a das partes, sob pena de ofensa ao contraditório; d) a LC
federal n. 75/1993 somente teria incidência no âmbito do MPU, sob pena de
cassar-se a autonomia dos MP Estadual, que estariam na dependência, para
promover e defender interesse em juízo, da aprovação do MPF; e) a CF distinguiu
"a Lei Orgânica do MPU (LC 75/93) - típica lei federal -, da Lei Orgânica
Nacional (Lei 8.625/93), que se aplicaria em matéria de regras gerais e
diretrizes, a todos os Ministérios Públicos estaduais"; f) a Res. STF n.
469/2011 determina a intimação pessoal do MP Estadual nos processos em que
figurar como parte; g) não existiria subordinação jurídico-institucional que submetesse
os MPs Estaduais à chefia do MPU, instituição cujo chefe é o PGR conforme
definido pela CF; h) não são raras as hipóteses em que seriam possíveis
situações processuais que estabelecessem posições antagônicas entre o MPU e o
MP Estadual, e, em diversos momentos, o Parquet federal, por meio do
PGR, teria se manifestado de maneira contrária ao recurso interposto pelo Parquet
estadual; i) a privação do titular do Parquet estadual para figurar na
causa e expor as razões de sua tese consubstanciaria exclusão de um dos
sujeitos da relação processual; j) a tese firmada pelo STF "denotaria
constructo que a própria práxis demonstrara necessário, uma vez que existiriam
órgãos autônomos os quais traduziriam pretensões realmente independentes, de
modo que poderia ocorrer eventual cúmulo de argumentos". Recentemente, a
Corte Constitucional reafirmou seu entendimento (ACO 2.351 AgR, Primeira Turma,
DJe 5/3/2015). A Corte Especial do STJ também reformulou seu entendimento
(EREsp 1.327.573-RJ, Corte Especial, DJe 27/2/2015). Portanto, diante das
premissas estabelecidas, é possível afirmar que: a) o MP Estadual, somente nos
casos em figurar como parte nos processos que tramitam no âmbito do STJ, poderá
exercer todos os meios inerentes à defesa da sua pretensão (v.g., interpor
recursos, realizar sustentação oral e apresentar memoriais de julgamento); b) a
função de fiscal da lei no âmbito deste Tribunal Superior será exercida
exclusivamente pelo MPF, por meio dos Subprocuradores-Gerais da República
designados pelo PGR. O Poder Judiciário tem como uma de suas principais funções
a pacificação de conflitos. Assim, o reconhecimento da tese da legitimidade do
MP Estadual para atuar no âmbito do STJ não objetiva gerar confronto entre o
MPF e o MP Estadual, mas reconhecer a importância e imprescindibilidade de
ambas as instituições no sistema judicial brasileiro e estabelecer os limites
de atuação do Ministério Público brasileiro no âmbito das Cortes Superiores.
Ademais, a plena atuação do MP Estadual na defesa de seus interesses, trará
mais vantagens à coletividade e aos direitos defendidos pela referida
instituição. EREsp 1.236.822-PR, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado
em 16/12/2015, DJe 5/2/2016.
Primeira Seção
DIREITO TRIBUTÁRIO. DEPÓSITO JUDICIAL
INTEGRAL DOS TRIBUTOS DEVIDOS E DENÚNCIA ESPONTÂNEA.
O depósito judicial integral do débito
tributário e dos respectivos juros de mora, mesmo antes de qualquer
procedimento do Fisco tendente à sua exigência, não configura denúncia
espontânea (art. 138 do CTN). A doutrina entende que o
instituto previsto no art. 138 do CTN (denúncia espontânea) demanda três
elementos para a sua configuração, quais sejam: (a) a denúncia da infração; (b)
o pagamento do tributo, se for o caso, e respectivos juros de mora; (c)
espontaneidade, definida pelo parágrafo único do referido dispositivo como a
providência tomada antes do início de qualquer procedimento administrativo ou
medida de fiscalização relacionados com a infração. Além disso, convém apontar
que o instituto da denúncia espontânea é costumeiramente tratado pela doutrina
com enfoque axiológico no comportamento considerado moral e adequado do
infrator adiantar-se de forma espontânea à Administração Tributária,
denunciar-se e, se for o caso, pagar o tributo devido. Ou seja, a conduta ética
é traduzida em arrependimento e sinceridade do contribuinte e traz a ele o
benefício da exclusão da responsabilidade pela infração, em verdadeiro perdão
concedido pela Lei. Contudo, além do campo valorativo, ético e filosófico sobre
o qual está alicerçada a denúncia espontânea, deve-se analisar o aspecto
econômico que também permeia o instituto em questão, ainda que de forma implícita.
Segundo entendimento doutrinário, a denúncia espontânea opera-se sob a ótica da
relação custo-benefício para a Administração Tributária, tendo em vista que a
antecipação do pagamento do tributo pelo contribuinte, sem o prévio exame da
autoridade, somando-se à obrigação tributária acessória de entregar documento
no qual é feita a declaração e a confissão de débito, tendo por consequência a
constituição do crédito tributário, substitui, nessa medida, o lançamento que
deveria ser realizado pela autoridade administrativa. O referido procedimento
identifica-se como política tributária que diminui o custo administrativo
(custo da Administração Tributária) e impõe um novo custo de conformidade ao
contribuinte, aumentando seu custo total. Ademais, após a análise do julgamento
do REsp 962.379-RS (DJe 28/10/2010), julgado conforme o rito do art. 543-C do
CPC, e do exame da Súmula n. 360 do STJ ("O benefício da denúncia
espontânea não se aplica aos tributos sujeitos a lançamento por homologação
regularmente declarados, mas pagos a destempo"), a doutrina aponta que o
STJ somente admite a denúncia espontânea quando o Fisco é preservado dos custos
administrativos de lançamento. Dito de outra forma, não há denúncia espontânea
quando o tributo sujeito a lançamento por homologação é declarado pelo
contribuinte e pago com atraso, uma vez que nessa hipótese já se parte do
pressuposto de que não haverá custo administrativo porque o tributo já se
encontra em condições de cobrança, haja vista ter sido constituído pelo contribuinte
via declaração. Nessa linha intelectiva, quando se tratar de tributo sujeito a
lançamento por homologação já declarado pelo contribuinte e pago com atraso,
não há vantagem para o Fisco em eliminar a multa, porque o custo administrativo
já não existe de antemão, uma vez que se verifica a ausência da relação de
troca entre custo de conformidade e custo administrativo, diferentemente do que
ocorre na falta de declaração e confissão do tributo. Na última hipótese, seria
possível a denúncia espontânea, uma vez configurados os demais requisitos
previstos no art. 138 do CTN, pois a antecipação do contribuinte em
denunciar-se e pagar o tributo devido e respectivos juros de mora na forma do
referido dispositivo pouparia a Administração Tributária dos custos administrativos
de fiscalização, constituição e cobrança dos créditos. Portanto, a referida
relação de troca se evidencia na exclusão da multa pela denúncia espontânea em
razão da ausência de movimentação da máquina fiscalizatória da Administração
Tributária. À toda evidência o depósito judicial integral do tributo devido e
dos respectivos juros de mora, a despeito de suspender a exigibilidade do
crédito, na forma do art. 151, II, do CTN, não implicou relação de troca entre
custo de conformidade e custo administrativo a atrair caracterização da
denúncia espontânea prevista no art. 138 do CTN, sobretudo porque, constituído
o crédito pelo depósito, pressupõe-se a inexistência de custo administrativo
para o Fisco já eliminado de antemão. Dessa forma, a denúncia espontânea
somente se configura quando a Administração Tributária é preservada dos custos
administrativos correspondentes à fiscalização, constituição, administração,
cobrança administrativa e cobrança judicial dos créditos tributários. Assim é a
denúncia espontânea: uma relação de troca entre o custo de conformidade (custo
suportado pelo contribuinte para se adequar ao comportamento exigido pelo
Fisco) e o custo administrativo (custo no qual incorre a máquina estatal para
as atividades acima elencadas) balanceada pela regra prevista no art. 138 do
CTN. No caso em análise, além de não haver relação de troca entre custo de
conformidade e custo administrativo a atrair caracterização da denúncia
espontânea, na hipótese, houve a criação de um novo custo administrativo para a
Administração Tributária em razão da necessidade de ir a juízo para discutir o
crédito tributário cuja exigibilidade encontra-se suspensa pelo depósito, ao
contrário do que ocorre, v.g., em casos ordinários de constituição de
crédito realizado pelo contribuinte pela entrega da declaração acompanhada do
pagamento integral do tributo. Por fim, observe-se que o atual entendimento de
ambas as Turmas de Direito Público desta Corte (AgRg nos EDcl no REsp
1.167.745-SC, Primeira Turma, DJe 24/5/2011- e AgRg no AREsp 13.884-RS, Segunda
Turma, DJe 8/9/2011) é no sentido de que apenas o pagamento integral do débito
que segue à sua confissão é apto a dar ensejo à denúncia espontânea. Precedente
citado: REsp 1.340.174-PR, Segunda Turma, DJe 28/9/2015. EREsp 1.131.090-RJ, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado
em 28/10/2015, DJe 10/2/2016.
Primeira Turma
DIREITO ADMINISTRATIVO. FORMAÇÃO EXIGIDA
EM EDITAL DE CONCURSO AO CARGO DE PERITO DAPILOSCOPISTA DE POLÍCIA CIVIL
ESTADUAL.
É legal a cláusula de edital que prescreva
que as atividades do cargo de perito datiloscopista são de nível médio, desde
que, à época da publicação do edital do concurso para o referido cargo, haja
previsão legislativa estatual nesse sentido. A verificação da
legalidade ou não de cláusula de edital que exija a formação em curso superior
dos candidatos ao cargo de perito datiloscopista de polícia civil estadual
restringe-se objetivamente ao cotejo da legislação estadual e federal vigente à
época da publicação do edital. Para solver a questão, o critério objetivo
verificado é o rol de categorias de peritos de natureza criminal definido pelo
art. 5º da Lei n. 12.030/2009, no qual se relacionam os peritos criminais, os
peritos médico-legistas e os peritos odontolegistas, sem nenhuma referência aos
datiloscopistas. Além disso, embora a competência legislativa sobre a referida
matéria seja concorrente entre os Estados e a União, no caso em análise, à
época do lançamento do edital, a legislação estadual prescrevia que as
atividades do cargo de perito datiloscopista eram de nível médio. Ademais, o
art. 159 do CPP, com redação dada pela Lei n. 11.690/2008, não tem o condão de
inquinar de ilegalidade o requisito de nível médio para o cargo de
datiloscopista, haja vista não falar expressamente deste cargo, e sim de
peritos oficiais que devem ter nível superior. AgRg no RMS 32.892-RO, Rel. Min. Napoleão Nunes Maia Filho, julgado em
17/12/2015, DJe 3/2/2016.
Segunda Turma
DIREITO ADMINISTRATIVO. INADMISSIBILIDADE
DE ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS CUJAS JORNADAS SOMEM MAIS DE SESSENTA HORAS
SEMANAIS.
É vedada a acumulação de um cargo de
professor com outro técnico ou científico quando a jornada de trabalho semanal
ultrapassar o limite máximo de sessenta horas semanais. A
Primeira Seção do STJ reconheceu a impossibilidade de cumulação de cargos de
profissionais da área de saúde quando a jornada de trabalho superar sessenta
horas semanais. Isso porque, apesar de a CF permitir a acumulação de dois
cargos públicos privativos de profissionais de saúde, deve haver, além da
compatibilidade de horários, observância ao princípio constitucional da
eficiência, o que significa que o servidor deve gozar de boas condições físicas
e mentais para exercer suas atribuições (MS 19.300-DF, DJe 18/12/2014). Nessa
ordem de ideias, não é possível a acumulação de dois cargos públicos quando a
jornada de trabalho semanal ultrapassar o limite máximo de sessenta horas. REsp 1.565.429-SE, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em
24/11/2015, DJe 4/2/2016.
DIREITO ADMINISTRATIVO. APLICAÇÃO DE MULTA
ELEITORAL E SANÇÃO POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.
A condenação pela Justiça Eleitoral ao
pagamento de multa por infringência às disposições contidas na Lei n.
9.504/1997 (Lei das Eleições) não impede a imposição de nenhuma das sanções
previstas na Lei n. 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa - LIA),
inclusive da multa civil, pelo ato de improbidade decorrente da mesma conduta. Por
expressa disposição legal (art. 12 da LIA), as penalidades impostas pela
prática de ato de improbidade administrativa independem das demais sanções
penais, civis e administrativas previstas em legislação específica. Desse modo,
o fato de o agente ímprobo ter sido condenado pela Justiça Eleitoral ao
pagamento de multa por infringência às disposições contidas na Lei das Eleições
não impede sua condenação em quaisquer das sanções previstas na LIA, não
havendo falar em bis in idem. AgRg no AREsp 606.352-SP, Rel. Min. Assusete Magalhães,
julgado em 15/12/2015, DJe 10/2/2016.
DIREITO ADMINISTRATIVO. POSSE EM CARGO
PÚBLICO POR MENOR DE IDADE.
Ainda que o requisito da idade mínima de
18 anos conste em lei e no edital de concurso público, é possível que o
candidato menor de idade aprovado no concurso tome posse no cargo de auxiliar
de biblioteca no caso em que ele, possuindo 17 anos e 10 meses na data da sua
posse, já havia sido emancipado voluntariamente por seus pais há 4 meses.
De fato, o STF consolidou sua jurisprudência quanto à constitucionalidade de
limites etários na Súmula n. 683, segundo a qual "O limite de idade para a
inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da
Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do
cargo a ser preenchido". No caso em análise, o requisito da idade mínima
de 18 anos deve ser flexibilizado pela natureza das atribuições do cargo de
auxiliar de biblioteca, tendo em vista que a atividade desse cargo é plenamente
compatível com a idade de 17 anos e 10 meses do candidato que já havia sido
emancipado voluntariamente por seus pais há 4 meses. Além disso, o art. 5º,
parágrafo único, do CC, ao dispor sobre as hipóteses de cessação da
incapacidade para os menores de 18 anos - entre elas, a emancipação voluntária
concedida pelos pais (caso em análise) e o exercício de emprego público efetivo
-, permite o acesso do menor de 18 anos ao emprego público efetivo. REsp 1.462.659-RS, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em
1º/12/2015, DJe 4/2/2016.
DIREITO ADMINISTRATIVO. MONITORAMENTO DE
E-MAIL CORPORATIVO DE SERVIDOR PÚBLICO.
As informações obtidas por monitoramento
de e-mail corporativo de servidor público não configuram prova ilícita quando
atinentes a aspectos não pessoais e de interesse da Administração Pública e da
própria coletividade, sobretudo quando exista, nas disposições normativas
acerca do seu uso, expressa menção da sua destinação somente para assuntos e
matérias afetas ao serviço, bem como advertência sobre monitoramento e acesso
ao conteúdo das comunicações dos usuários para cumprir disposições legais ou
instruir procedimento administrativo. No que diz respeito à
quebra do sigilo das comunicações telemáticas, saliente-se que os dados são
objeto de proteção jurídica. A quebra do sigilo de dados telemáticos é vista
como medida extrema, pois restritiva de direitos consagrados no art. 5º, X e
XII, da CF e nos arts. 11 e 21 do CC. Não obstante, a intimidade e a
privacidade das pessoas, protegidas no que diz respeito aos dados já
transmitidos, não constituem direitos absolutos, podendo sofrer restrições,
assim como quaisquer outros direitos fundamentais, os quais, embora formalmente
ilimitados - isto é, desprovidos de reserva -, podem ser restringidos caso isso
se revele imprescindível à garantia de outros direitos constitucionais. No caso,
não há de se falar em indevida violação de dados telemáticos, tendo em vista o
uso de e-mail corporativo para cometimento de ilícitos. A reserva da
intimidade, no âmbito laboral, público ou privado, limita-se às informações
familiares, da vida privada, política, religiosa e sindical, não servindo para
acobertar ilícitos. Ressalte-se que, no âmbito do TST, a temática já foi
inúmeras vezes enfrentada (TST, RR 613/2000-013-10-0, DJe 10/6/2005). RMS 48.665-SP, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 15/9/2015,
DJe 5/2/2016.
DIREITO TRIBUTÁRIO. INCLUSÃO DE SUBVENÇÃO
ECONÔMICA NA BASE DE CÁLCULO DO ICMS.
A subvenção concedida com base no art. 5º
da Lei n. 10.604/2002 às concessionárias e permissionárias de energia elétrica
compõe a base de cálculo do ICMS. A subvenção concedida
pelo art. 5º da Lei n. 10.604/2002 ("Fica autorizada a concessão de
subvenção econômica com a finalidade de contribuir para a modicidade da tarifa
de fornecimento de energia elétrica aos consumidores finais integrantes da
Subclasse Residencial Baixa Renda a que se refere a Lei nº 10.438, de 2002, com
efeito a partir da data de sua publicação") possui natureza jurídica de
receita alternativa (art. 11 da Lei n. 8.987/1995), buscando manter o
equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão de energia elétrica
e garantir a modicidade tarifária. Não obstante a louvável intenção do Governo
Federal de não onerar a tarifa de energia elétrica de parcela carente da
população, a concessão de subvenção não implica automática isenção do montante
na base de cálculo de ICMS. Utiliza-se aqui a mesma lógica adotada pelo STJ na
elaboração da Súmula n. 95: "A redução da alíquota do imposto sobre
produtos industrializados ou do imposto de importação não implica redução do
ICMS". Ainda que a relação da União com as concessionárias seja
contratual, e não tributária, o foco reside na autonomia do Estado para exercer
a sua competência tributária. Assim, há duas relações jurídicas distintas: a)
uma relação contratual entre a União e as concessionárias (arts. 21, XII,
"b", e 175 da CF); e b) outra relação jurídico-tributária entre os
Estados e as concessionárias (art. 155, II e § 2°, da CF). Nesse contexto, não
há razoabilidade em diminuir a base de cálculo do imposto estadual em razão da
concessão de subvenção econômica pela União. A exigibilidade do imposto é
anterior à concessão da subvenção econômica. Se, por um lado, não é permitido
aos entes federativos estranhos à relação interferirem na execução do contrato
entre Poder Concedente e concessionárias, por outro, não é permitido ao Poder
Concedente interferir na relação tributária entre outro ente federativo e seus
contribuintes. Exigir a redução da base de cálculo do imposto estadual, no
caso, é implementar isenção heterônoma em hipótese não permitida pela CF.
Ressalta-se que a subvenção foi concedida sob a condição de ser mantida a
tarifa reduzida aos consumidores finais de baixa renda. Assim, o caso amolda-se
à hipótese prevista na alínea "a" do inciso II do § 1° do art. 13 da
LC n. 87/1996, de modo que o ICMS possui como base de cálculo o valor total da
operação, ainda que exista no caso desconto concedido sob condição. Desse modo,
a subvenção econômica faz parte do preço final da mercadoria, não havendo razão
para não incluir na base de cálculo do ICMS a subvenção em operações com
energia elétrica. Igual orientação adotou o STJ quando entendeu pela inclusão
do PIS e COFINS na base de cálculo de ICMS (EDcl no REsp 1.336.985-MS, Segunda
Turma, DJe 13/5/2013). Portanto, a única forma de isentar as concessionárias de
energia elétrica de pagar o ICMS sobre o valor da subvenção é mediante convênio
na forma da LC n. 24/1975, a qual "dispõe sobre os convênios para a
concessão de isenções do imposto sobre operações relativas à circulação de
mercadorias, e dá outras providências". REsp 1.286.705-SP, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em
15/12/2015, DJe 12/2/2016.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. MANDADO DE
SEGURANÇA IMPETRADO POR SERVIDOR PÚBLICO E REGIME DE PAGAMENTO PELA FAZENDA
PÚBLICA.
No mandado de segurança impetrado por
servidor público contra a Fazenda Pública, as parcelas devidas entre a data de
impetração e a de implementação da concessão da segurança devem ser pagas por
meio de precatórios, e não via folha suplementar. Destaca-se,
inicialmente, que a jurisprudência das Turmas da Primeira Seção do STJ se
firmou no sentido de que, no mandado de segurança impetrado por servidor
público contra a Fazenda Pública, não se aplica o rito dos precatórios (arts.
100 da CF e 730 do CPC) às verbas devidas entre a data de impetração e a de implementação
da concessão da segurança, devendo esses valores serem pagos mediante inclusão
em folha suplementar, diante da natureza mandamental da decisão concessiva
(AgRg no AREsp 360.999-GO, Primeira Turma, DJe 9/6/2015; AgRg no REsp
1.247.993-AM, Segunda Turma, DJe 24/4/2015). O STF, no entanto, ao apreciar o
RE 889.173-MS (DJe 17/8/2015), reconheceu a repercussão geral da matéria e
julgou-a de maneira diversa da firmada pelo STJ, tendo o Min. Rel. Luiz Fux, na
ocasião, exarado que: "os pagamentos devidos pela Fazenda Pública estão
adstritos ao sistema de precatórios, nos termos do que dispõe o artigo 100 da
Constituição Federal, o que abrange, inclusive, as verbas de caráter alimentar,
não sendo suficiente a afastar essa sistemática o simples fato de o débito ser
proveniente de sentença concessiva de mandado de segurança". Portanto,
imperiosa a aplicação do entendimento firmado pelo STF à hipótese. REsp 1.522.973-MG, Rel. Min. Diva Malerbi (Desembargadora
convocada do TRF da 3ª Região), julgado em 4/2/2016, DJe 12/2/2016.
Saiba mais:
DIREITO CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL CIVIL.
IMPOSSIBILIDADE DE RELATIVIZAR COISA JULGADA FUNDADA EM LEI POSTERIORMENTE
DECLARADA NÃO RECEPCIONADA PELA CF.
Não é possível utilizar ação declaratória
de nulidade (querela nullitatis) contra título executivo judicial
fundado em lei declarada não recepcionada pelo STF em decisão proferida em
controle incidental que transitou em julgado após a constituição definitiva do
referido título. Cabe registrar que o STF (RE 730.462,
Tribunal Pleno, DJe 9/9/2015) concluiu que "a decisão do Supremo Tribunal
Federal declarando a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade de preceito
normativo não produz a automática reforma ou rescisão das decisões anteriores
que tenham adotado entendimento diferente. Para que tal ocorra, será
indispensável a interposição de recurso próprio ou, se for o caso, a
propositura de ação rescisória própria, nos termos do art. 485 do CPC,
observado o respectivo prazo decadencial (art. 495)". Com esse fundamento,
não se revela possível a utilização da querela nullitatis com a
finalidade de desconstituir título executivo judicial fundada em lei declarada
inconstitucional após o trânsito em julgado da ação de conhecimento. REsp 1.237.895-ES, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em
15/9/2015, DJe 12/2/2016.
Terceira Turma
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. HONORÁRIOS
SUCUMBENCIAIS EM DESFAVOR DO INPI EM AÇÃO DE NULIDADE DE REGISTRO DE MARCA.
Na ação de nulidade de registro de marca
em que o INPI foi indicado como réu ao lado de sociedade empresária em virtude
da concessão indevida do registro e do não processamento do procedimento
administrativo para anular o registro indevidamente concedido, a autarquia
federal responde solidariamente pelos honorários advocatícios sucumbenciais, na
hipótese em que se reconheceu a omissão do instituto quanto à citada inércia,
ainda que o ente federal tenha reconhecido a procedência do pedido judicial. O
art. 175 da Lei n. 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial - LPI) dispõe que
"A ação de nulidade do registro será ajuizada no foro da justiça federal e
o INPI, quando não for autor, intervirá no feito". Com efeito, o tema
acerca da natureza jurídica da intervenção do INPI, nas ações de nulidade de
marcas e patentes, é controvertido na doutrina e na jurisprudência. Isso
porque, de fato, a lei impõe a participação do INPI, presumindo a existência de
um interesse jurídico que não se confunde com o interesse individual das
partes. Em regra, enquanto os particulares disputam um direito patrimonial,
calcado essencialmente em objetivos fático-econômicos, o INPI compromete-se com
a defesa do interesse social difuso: o desenvolvimento tecnológico e econômico
do país. Noutros termos, por não se comprometer com o interesse individual de
quaisquer das partes, o INPI, ao menos em tese, tem posição processual própria
e independente da vontade das partes litigantes, o que de fato distancia a
intervenção da LPI das intervenções típicas previstas no CPC - o qual somente
se aplica de forma subsidiária às demandas de nulidade de registro marcário.
Assim, não haveria que se cogitar da aplicação do art. 50 do CPC, porquanto a
assistência é instituto voluntário, ao passo que a intervenção da LPI é
obrigatória. Todavia, na situação concreta, a solução se distingue da regra
geral, pois a autora direcionou sua demanda de forma expressa contra o INPI
justificada pela inércia do instituto em relação ao andamento de prévio
requerimento administrativo para declarar a nulidade do registro marcário
concedido à ré. Desse modo, a causa de pedir da recorrida não ficou limitada à
concessão indevida do registro, mas incluiu o não processamento do procedimento
administrativo, situação imputável exclusivamente à autarquia. Assim, a demanda
foi corretamente direcionada ao INPI que, sim, compôs a lide como autêntico
réu, devendo, portanto, suportar todos os ônus de sua sucumbência. REsp 1.258.662-PR, Rel. Min. Marco Aurélio Bellizze, julgado
em 2/2/2016, DJe 5/2/2016.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. ISENÇÃO DE
CUSTAS AO INPI.
Em ação de nulidade de registro de marca,
o INPI é isento de pagamento de custas. Os arts. 4º da Lei n.
9.289/1996 e 24-A da Lei n. 9.028/1995 deixam clara a exoneração tributária da
Fazenda Pública Federal quanto às custas processuais. Essa isenção tem sido
amplamente observada no âmbito dos julgamentos desta Corte Superior,
reconhecendo a natureza tributária (taxa) das custas processuais e
diferenciando-as das meras despesas - as quais são caracterizadas por se
destinarem à remuneração de terceiros. Foi nesse sentido que a Primeira Seção
do STJ (REsp 1.144.687-RS, DJe 21/5/2010) consolidou seu entendimento por meio
de julgamento submetido à sistemática do art. 543-C do CPC (REsp 1.144.687-RS,
DJe 21/5/2010). A condenação, todavia, deve estar compatibilizada com a isenção
tributária assegurada legalmente, nos termos da legislação mencionada, atraindo
aí a incidência do art. 125, II, do CTN, segundo o qual: "Art. 125. Salvo
disposição de lei em contrário, são os seguintes os efeitos da solidariedade:
[...] II - a isenção ou remissão de crédito exonera todos os obrigados, salvo
se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade
quanto aos demais pelo saldo". REsp 1.258.662-PR, Rel. Min. Marco Aurélio Bellizze, julgado
em 2/2/2016, DJe 5/2/2016.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL. REEMBOLSO PELO
INPI DE DESPESAS JUDICIAIS.
Em ação de nulidade de registro de marca
em que o INPI for sucumbente, cabe a ele reembolsar as despesas judiciais
feitas pela parte autora. Isso porque, ainda que o art. 4º da
Lei n. 9.289/1996 estabeleça que a autarquia federal é isenta das custas, o
parágrafo único estabelece que, quando sucumbente, deverá ressarcir o vencedor das
despesas que tiver adiantado (AgRg no REsp 1.241.379-SP, Sexta Turma, DJe
18/6/2013). REsp 1.258.662-PR, Rel. Min. Marco Aurélio Bellizze, julgado
em 2/2/2016, DJe 5/2/2016.
Quarta Turma
DIREITO CIVIL. HERANÇA DE BEM GRAVADO COM
CLÁUSULA DE INCOMUNICABILIDADE.
A cláusula de incomunicabilidade imposta a
um bem transferido por doação ou testamento só produz efeitos enquanto viver o
beneficiário, sendo que, após a morte deste, o cônjuge sobrevivente poderá se
habilitar como herdeiro do referido bem, observada a ordem de vocação
hereditária. Isso porque a cláusula de
incomunicabilidade imposta a um bem não se relaciona com a vocação hereditária.
Assim, se o indivíduo recebeu por doação ou testamento bem imóvel com a
referida cláusula, sua morte não impede que seu herdeiro receba o mesmo bem.
São dois institutos distintos: cláusula de incomunicabilidade e vocação
hereditária. Diferenciam-se, ainda: meação e herança. Ressalte-se que o art.
1.829 do CC enumera os chamados a suceder e define a ordem em que a sucessão é
deferida. O dispositivo preceitua que o cônjuge é também herdeiro e nessa
qualidade concorre com descendentes (inciso I) e ascendentes (inciso II). Na
falta de descendentes e ascendentes, o cônjuge herda sozinho (inciso III). Só
no inciso IV é que são contemplados os colaterais. Pode-se imaginar, por
exemplo, a hipótese em que um bem é doado ao cônjuge (ou legado a ele) com cláusula
de inalienabilidade. Dá-se o divórcio e o bem, em virtude daquela cláusula, não
compõe o monte a ser partilhado. Outra hipótese, bem diferente, é a do cônjuge
que recebe a coisa gravada com aquela cláusula e falece. O bem, que era
exclusivo dele, passa a integrar o monte que será herdado por aqueles que a lei
determina. Monte, aliás, eventualmente composto por outros bens também
exclusivos que, nem por isso, deixam de fazer parte da herança. Não se
desconhece a existência de precedente da 4ª Turma, no qual se decidiu, por
maioria, que "estabelecida, pelo testador, cláusula restritiva sobre o
quinhão da herdeira, de incomunicabilidade, inalienabilidade e
impenhorabilidade, o falecimento dela não afasta a eficácia da disposição
testamentária, de sorte que procede o pedido de habilitação, no inventário em
questão, dos sobrinhos da de cujus" (REsp 246.693-SP, DJ 17/5/2004).
Ressalte-se, contudo, que a jurisprudência mais recente do STJ, seguindo a
doutrina e a jurisprudência do STF, voltou a orientar-se no sentido de que
"a cláusula de inalienabilidade vitalícia tem vigência enquanto viver o
beneficiário, passando livres e desembaraçados aos seus herdeiros os bens
objeto da restrição" (REsp 1.101.702-RS, Terceira Turma, DJe 9/10/2009).
Por outro lado, a linha exegética segundo a qual a incomunicabilidade de bens
inerente ao regime de bens do matrimônio teria o efeito de alterar a ordem de
vocação hereditária prevista no CC/2002 não encontra apoio na jurisprudência
atualmente consolidada na Segunda Seção (REsp 1.472.945-RJ, Terceira Turma, DJe
19/11/2014; REsp 1.382.170-SP, Segunda Seção, DJe 26/5/2015; AgRg nos EREsp
1.472.945-RJ, Segunda Seção, DJe 29/6/2015). REsp 1.552.553-RJ, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, julgado em
24/11/2015, DJe 11/2/2016.
Sexta Turma
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
RELATIVIZAÇÃO DA REGRA PREVISTA NO ART. 49, II, DO SINASE.
O simples fato de não haver vaga para o
cumprimento de medida de privação da liberdade em unidade próxima da residência
do adolescente infrator não impõe a sua inclusão em programa de meio aberto,
devendo-se considerar o que foi verificado durante o processo de apuração da
prática do ato infracional, bem como os relatórios técnicos profissionais.
O art. 49, II, da Lei n. 12.594/2012 (Lei do Sistema Nacional de Atendimento
Socioeducativo - SINASE) dispõe que "São direitos do adolescente submetido
ao cumprimento de medida socioeducativa, sem prejuízo de outros previstos em
lei: II - ser incluído em programa de meio aberto quando inexistir vaga para o
cumprimento de medida de privação da liberdade, exceto nos casos de ato
infracional cometido mediante grave ameaça ou violência à pessoa, quando o adolescente
deverá ser internado em Unidade mais próxima de seu local de residência".
No entanto, diante da necessidade de remanejamento para unidades que possuam
vagas de grande quantidade de adolescentes infratores em cumprimento de medida
de internação, percebe-se que a previsão contida no inciso II do art. 49 não
pode ser aplicada indistintamente ou sem qualquer critério. Assim, não se
mostra razoável colocar em programa de meio aberto adolescente ao qual foi
aplicada corretamente a medida de internação, apenas pelo fato de não estar em
unidade próxima a sua residência, deixando de lado tudo que foi verificado e
colhido durante o processo de apuração, bem como os relatórios técnicos dos
profissionais que estão próximos ao reeducando, identificando suas reais
necessidades. Desse modo, entende-se que deve haver a relativização da regra
ora em análise, devendo ser examinada caso a caso e verificada a
imprescindibilidade da medida de internação, bem como a adequação da
substituição da medida imposta por outra em meio aberto. A Quinta Turma do STJ,
no julgamento do HC 316.435-MG (DJe 11/9/2015), por unanimidade, entendeu que,
em casos excepcionais, deve-se relativizar a regra do art. 124, IV, do ECA, que
dispõe que é direito do adolescente privado de liberdade "permanecer
internado na mesma localidade ou naquela mais próxima ao domicílio de seus pais
ou responsável". Vê-se que os dois dispositivos supracitados - art. 49,
II, do SINASE e art. 124, VI, do ECA - tratam da mesma situação, qual seja,
manter o adolescente em cumprimento de medida de internação em local próximo a
sua residência. Conclui-se, portanto, que a regra prevista nos dois
dispositivos deve ser aplicada de acordo com o caso concreto, observando-se as
situações específicas do adolescente, do ato infracional praticado, bem como do
relatório técnico e/ou plano individual de atendimento. HC 338.517-SP, Rel. Min. Nefi Cordeiro, julgado em 17/12/2015, DJe
5/2/2016.
DIREITO PENAL. AUMENTO DE PENA-BASE
FUNDADO NA CONFIANÇA DA VÍTIMA NO AUTOR DE ESTELIONATO.
O cometimento de estelionato em detrimento
de vítima que conhecia o autor do delito e lhe depositava total confiança
justifica a exasperação da pena-base. De fato, tendo sido
apontados argumentos idôneos e diversos do tipo penal violado que evidenciam
como desfavoráveis as circunstâncias do crime, não há constrangimento ilegal na
valoração negativa dessa circunstância judicial (HC 86.409-MS, Sexta Turma, DJe
23/10/2014). HC 332.676-PE, Rel. Min. Ericson Maranho (Desembargador
convocado do TJ/SP), julgado em 17/12/2015, DJe 3/2/2016.
DIREITO PENAL. APLICAÇÃO DE CAUSA DE
AUMENTO DE PENA DA LEI DE DROGAS AO CRIME DE ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO DE
DROGAS COM CRIANÇA OU ADOLESCENTE.
A participação do menor pode ser
considerada para configurar o crime de associação para o tráfico (art. 35) e,
ao mesmo tempo, para agravar a pena como causa de aumento do art. 40, VI, da
Lei n. 11.343/2006. De acordo com a Lei n. 11.343/2006:
"Art. 40. As penas previstas nos arts. 33 a 37 desta Lei são aumentadas de
um sexto a dois terços, se: (...) VI - sua prática envolver ou visar a atingir
criança ou adolescente ou a quem tenha, por qualquer motivo, diminuída ou suprimida
a capacidade de entendimento e determinação". Assim, é cabível a aplicação
da majorante se o crime envolver ou visar a atingir criança ou adolescente em
delito de associação para o tráfico de drogas configurado pela associação do
agente com menor de idade. Precedentes citados: HC 237.782-SP, Quinta Turma,
DJe 21/8/2014; e REsp 1.027.109-SC, Quinta Turma, DJe 16/2/2009. HC 250.455-RJ, Rel. Min. Nefi Cordeiro, julgado em 17/12/2015,
DJe 5/2/2016.
DIREITO PENAL. APLICAÇÃO DE CAUSA DE
AUMENTO DE PENA DA LEI DE DROGAS ACIMA DO PATAMAR MÍNIMO.
O fato de o agente ter envolvido um menor
na prática do tráfico e, ainda, tê-lo retribuído com drogas, para incentivá-lo
à traficância ou ao consumo e dependência, justifica a aplicação, em patamar
superior ao mínimo, da causa de aumento de pena do art. 40, VI, da Lei n.
11.343/2006, ainda que haja fixação de pena-base no mínimo legal. Isso
porque a jurisprudência do STJ posiciona-se no sentido de que a aplicação da
causa de aumento em patamar acima do mínimo é plenamente válida desde que
fundamentada na gravidade concreta do delito. HC 250.455-RJ, Rel. Min. Nefi Cordeiro, julgado em 17/12/2015,
DJe 5/2/2016.
DIREITO PENAL. APLICAÇÃO DA MESMA CAUSA DE
AUMENTO DE PENA DA LEI DE DROGAS A MAIS DE UM CRIME.
A causa de aumento de pena do art. 40, VI,
da Lei n. 11.343/2006 pode ser aplicada tanto para agravar o crime de tráfico
de drogas (art. 33) quanto para agravar o de associação para o tráfico (art.
35) praticados no mesmo contexto. Isso porque a causa
especial de aumento de pena incidiu sobre delitos diversos e totalmente
autônomos, com motivação e finalidades distintas. Precedentes citados: HC
183.441-RJ, Quinta Turma, DJe 2/9/2011; e AgRg no REsp 1.412.950-MG, Sexta
Turma, DJe 3/11/2014. HC 250.455-RJ, Rel. Min. Nefi Cordeiro, julgado em 17/12/2015,
DJe 5/2/2016.
DIREITO PROCESSUAL PENAL. PROIBIÇÃO DE
AGRAVAR A PENA EM RECURSO EXCLUSIVO DA DEFESA.
No âmbito de recurso exclusivo da defesa,
o Tribunal não pode agravar a reprimenda imposta ao condenado, ainda que
reconheça equívoco aritmético ocorrido no somatório das penas aplicadas.
Isso porque, não tendo o Ministério Público se insurgido contra o referido erro
material, o Tribunal não pode conhecê-lo de ofício, sob pena de configuração de
reformatio in pejus. Precedentes citados: HC 115.501-MG, Sexta Turma,
DJe 3/8/2015; e AgRg no HC 264.579-RS, Sexta Turma, DJe 1º/8/2013. HC 250.455-RJ, Rel. Min. Nefi Cordeiro, julgado em 17/12/2015,
DJe 5/2/2016.
DIREITO PROCESSUAL PENAL. REGISTRO DE ATOS
INFRACIONAIS NÃO JUSTIFICA PRISÃO PREVENTIVA.
No processo penal, o fato de o suposto
autor do crime já ter se envolvido em ato infracional não constitui fundamento
idôneo à decretação de prisão preventiva. Isso porque a vida
na época da menoridade não pode ser levada em consideração pelo Direito Penal
para nenhum fim. Atos infracionais não configuram crimes e, por isso, não é
possível considerá-los como maus antecedentes nem como reincidência, até porque
fatos ocorridos ainda na adolescência estão acobertados por sigilo e estão
sujeitos a medidas judiciais exclusivamente voltadas à proteção do jovem. Por
conseguinte, a prática de atos infracionais não serve de lastro para a análise
de uma pretensa personalidade voltada à prática de crimes hábil a justificar
ameaça a garantia da ordem pública. Portanto, o cometimento de atos
infracionais somente terá efeito na apuração de outros atos infracionais,
amparando, v.g., a internação (art. 122, II, do ECA), e não a prisão
preventiva em processo criminal. HC 338.936-SP, Rel. Min. Nefi Cordeiro, julgado em 17/12/2015,
DJe 5/2/2016.
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